Quinta, 02 de Dezembro de 2021
83 9-8166-7186
Geral SESQUICENTENÁRIO

Programação comemorativa pelos 150 anos de emancipação política do município de Santa Luzia teve início neste sábado

Serão várias inaugurações, entregas de veículos, serviços, eventos culturais, esportivos, de saúde, de cidadania, homenagens, entre outras ações.

21/11/2021 09h23
58
Por: Ary Ramalho Fonte: Assessoria
Foto Divulgação
Foto Divulgação

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia (PMSL) organizou uma programação especial para celebrar os 150 anos de emancipação política da cidade, que faz aniversário na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro. Serão cinco dias de eventos, sem grandes aglomerações e shows em praça pública, por causa da continuidade da pandemia da Covid-19. O início das celebrações ocorrerá neste sábado (20), com a realização de sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Santa Luzia, às 17h, no Ginásio Deputado Antônio Ivo de Medeiros – “O Biscoitão”. 

 

O Poder Legislativo Municipal entregará Títulos de Cidadania Santaluziense a 80 pessoas, entre homens e mulheres, com relevantes serviços prestados ao município de Santa Luzia. São honrarias aprovadas desde o ano de 2017, que por força da Lei Municipal e por causa da pandemia, serão entregues aos homenageados em sessão solene no aniversário da cidade. O evento terá transmissão ao vivo pelos canais da Câmara Municipal de Santa Luzia no Youtube e Facebook.

 

ATIVIDADES ESPORTIVAS

 

A programação alusiva ao sesquicentenário de Santa Luzia terá continuidade no domingo (21) com várias atividades organizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Esportes. Às 5h, ciclistas do município e de várias outras cidades se concentrarão em frente ao Parque do Forró, no Centro, para um Pedal Ecológico de 23,5 km, com percurso pelas principais ruas da cidade e rota pelo Parque Eólico Solar, na zona rural, e ponto de apoio.

 

Em seguida, serão realizadas partidas amistosas de várias modalidades. Às 8h, as equipes do Basquete Santa Luzia e Dragons Basquete Equador-RN se enfrentam; às 9h, teremos um jogo festivo de futsal feminino entre equipes de Santa Luzia; às 10h, amistoso intermunicipal de handebol entre as seleções de Santa Luzia e Conceição, todos no Ginásio Ernani da Veiga Pessoa Filho, no bairro São Sebastião; às 17h, amistoso futebol society feminino entre as equipes de Santa Luzia e Juazeirinho, na Praça de Esporte e Lazer Dona Diva Ferraz da Nóbrega, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

 

ATIVIDADES CULTURAIS

 

Na segunda-feira (22), a programação comemorativa pelos 150 anos de Santa Luzia terá sequência na Praça Silvino Cabral, a partir das 17h, com a instalação de monumento histórico e geográfico e implantação da capsula do tempo pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Luzia (IHGSL).

 

Às 19h, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia promoverá uma Mostra Literária com a exposição de vários livros, revistas, cordéis, entre outras obras alusivas ao município de Santa Luzia. Na ocasião, serão entregues comendas alusivas aos 150 anos de Santa Luzia para escritores e personalidades ligadas às artes literárias.

 

Na sequência, o prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé fará o lançamento da Academia de Letras de Santa Luzia, seguido de um concerto especial da Banda Duarte Machado, que comemora 147 anos de fundação no dia 24 de novembro, sendo considerada a terceira banda de música mais antiga do Brasil.

 

Na terça-feira (22), a programação prosseguirá com atividades no Parque do Forró. Às 8h, será promovida a Vitrine Tecnológica de Cidadania, Cultura e Economia, que incluirá uma ciranda de serviços de cidadania, apresentações culturais e palestras para a população. Na parte da tarde, às 16h, serão promovidas feiras e mostras de arte e cultura, com exposições de trabalhos promovidos por artistas plásticos e artesãos naturais de Santa Luzia.

 

INAUGURAÇÕES 

 

Na quarta-feira, 24 de novembro, data do aniversário de 150 anos de emancipação política do município de Santa Luzia, serão promovidas uma série de atividades, que incluem inaugurações, entregas de equipamentos, apresentações culturais e homenagens a filhos e filhas da terra, bem como pessoas naturais de outras regiões, mas com relevantes serviços prestados à cidade. 

 

A programação do dia de aniversário terá início às 6h, com a tradicional alvorada promovida pela Banda Duarte Machado, na Praça Alcindo Leite. Às 7h, no mesmo local, haverá o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal. Na sequência, às 8h, missa em ação de graças pelos 150 anos do município, na Igreja Católica Matriz de Santa Luzia.

 

Às 17h, o prefeito Zezé fará a inauguração do Paço Municipal Quipauá - Sede Administrativa da Prefeitura Municipal de Santa Luzia - e entregará as requalificações da Praça Joaquim Estanislau de Medeiros e da Praça Dona Celina Medeiros (Praça dos Correios), entre outras obras e equipamentos.

 

A programação será concluída com uma Sessão Solene Comemorativa pelos 150 anos de emancipação política de Santa Luzia, no interior do Paço Municipal Quipauá. 

 

Confira a programação detalhada: 

 

Sábado (20/11):

Local: Ginásio O Biscoitão.

 

17h - Sessão Solene promovida pela Câmara Municipal de Santa Luzia para outorga de 80 Títulos de Cidadania Santaluziense. 

 

Domingo (21/11):

 

5h - Pedal Comemorativo

Concentração: Parque do Forró.

Percurso: 23,5 km, com rota pelo Parque Eólico Solar (zona rural);

8h - Amistoso Intermunicipal de Basquete: Basquete Santa Luzia x Dragons Basquete Equador-RN.

Local: Ginásio Ernani da Veiga Pessoa Filho.

 

9h - Jogo festivo de futsal feminino entre equipes de Santa Luzia. 

Local: Ginásio Ernani da Veiga Pessoa Filho.

 

10h - Amistoso Intermunicipal de Handebol: Seleção de Santa Luzia x Conceição.

Local: Ginásio Ernani da Veiga Pessoa Filho.

 

17h - Amistoso Intermunicipal de Futebol Society Feminino: Santa Luzia x Juazeirinho.

Praça de Esporte e Lazer Dona Diva Ferraz da Nóbrega.

 

Segunda-feira (22/11):

Local: Praça Silvino Cabral.

 

17h30 - Instalação de Monumento Histórico e Geográfico de Santa Luzia, comemorativo aos 150 anos de Santa Luzia.

 

19h - Mostra Literária; 

- Entrega de comendas a escritores e personalidades ligadas à literatura;

- Lançamento da Academia de Letras de Santa Luzia;

- Concerto da Banda Duarte Machado.

 

Terça-feira (23/11)

Local: Parque do Forró

 

8h - Vitrine Tecnológica de Cidadania Cultura e Economia;

- Ciranda de Serviços de Cidadania;

- Apresentações Culturais;

- Palestras.

 

16h - Feiras culturais;

- Mostras de Arte e Cultura;

- Exposições de obras de artistas plásticos e artesãos.

 

Quarta-feira (24/11)

 

6h - Alvorada com a Banda Duarte Machado.

Local: Praça Alcindo Leite.

 

7h - Hasteamento do Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal.

Local: Praça Alcindo Leite;

 

8h - Missa em Ação de Graças pelos 150 anos do Município de Santa Luzia.

Local: Igreja Matriz de Santa Luzia;

 

12h: Concerto com a Banda Duarte Machado;

Local: Praça Alcindo Leite.

 

17h: Inauguração do Paço Municipal Quipauá (Sede Administrativa da Prefeitura de Santa Luzia);

- Entrega da Requalificação da Praça Joaquim Estanislau de Medeiros;

- Entrega da Requalificação da Praça Dona Celina Medeiros (Praça dos Correios);

- Entrega de outras obras e equipamentos;

Local: Paço Municipal Quipauá;

 

- Sessão Solene Comemorativa aos 150 Anos de Emancipação Política de Santa Luzia.

Local: Paço Municipal Quipauá.

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias