Banner Inecardio
Amamentação

Maternidade de Patos inicia as atividades alusivas ao Agosto Dourado na data em que se comemora o Dia Mundial da Amamentação

a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, através da equipe do Banco de Leite Humano Drª Vilani Kehrle, abriu as comemorações

03/08/2019 09h57
Por: Ary Ramalho
Fonte: News Comunicações
36
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, data criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action - WABA) com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite garantindo, assim, melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países, inclusive no Brasil, anualmente, entre os dias 1º e 07 de agosto. E não foi por acaso que a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, através da equipe do Banco de Leite Humano Drª Vilani Kehrle, abriu as comemorações do Agosto Dourado, justamente, neste dia.

Com uma vasta programação para todo o mês de agosto, que vai além dos dias da Semana Mundial de Aleitamento Materno, a unidade, que integra a rede estadual de saúde, iniciou suas atividades alusivas a data com um café da manhã que reuniu o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino, vários colaboradores e uma convidadas mais que especiais, sem as quais o Banco de Leite não teria o menor sentido em existir: as doadoras e gestantes atendidas pela maternidade, além das mães de egresso. Além do lanche coletivo, houve exposição de vídeos e fotos sobre amamentação e ainda abordagens aos funcionários da unidade e visitantes, com a distribuição de laços dourados. E à tarde, foi realizada uma palestra, no auditório do SAMU, para os profissionais que atuam na Atenção Básica de Patos sobre o tema "Doadoras e doações".

"O Agosto Dourado é de suma importância porque além de abordar uma questão fundamental que é a amamentação, também provoca o debate e traz a tona uma questão fundamenta que é o estímulo à doação do leite excedente, pois todos nós sabemos que a única fonte deste produto são as mães que estão amamentando e que sem o leite materno muitas crianças teriam comprometimentos em sua formação e até desenvolvimento", destacou o diretor da Maternidade, Dr. Umberto, na abertura das atividades.

Joana Sabino reforçou a importância de se atrair novas doadoras, alertou para a questão do estoque do Banco de Leite passar por momentos críticos, como atualmente, e pediu a colaboração de todos para divulgar as ações do Agosto Dourado. "Precisamos ampliar esse número de doadoras, conscientizar e sensibilizar às mães para que elas sejam agentes atuantes deste processo e, assim, assegurar maiores estoques para o Banco que nos permitam atender, sem sobressaltos, os recém-nascidos que precisam deste leite para se desenvolver", reiterou Joana.

Programação do dia 02 ao dia 30

A programação do Agosto Dourado da Maternidade segue nesta sexta-feira (02) às 10h, com a palestra "A importância do leite materno para o RN prematuro em UTI's" que será dada pela nutricionista, Silvania Rodrigues. No dia 06, a equipe do Banco de Leite fará outra palestra para as gestantes atendidas pela Atenção Básica de Patos, no auditório da 6ª Gerência Regional, as 8h30.    No dia 13, as atividades serão desenvolvidas no município de Catingueira. Lá, a equipe do Banco de Leite e porcionamento fará uma palestra sobre "Preparando a gestante para a amamentação". Haverá ainda a distribuição de laços dourados e material informativo. No dia 14, a partir das 14h30, no CRAS Mariana Alves, a equipe do BLH conversará com as gestantes atendidas por aquele Centro sobre "Os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno". No dia 15, a programação prossegue, as 8h30, com a realização de outra palestra no Maria Marques para gestantes atendidas pelo Centro, sobre "Os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno". No dia 16, às 9h, a mesma palestra será realizada para gestantes da cidade de São Mamede. Desta vez, no auditório da UBS daquele município.

As gestantes que são atendidas pela Maternidade no serviço de pré-natal de risco terão a oportunidade de, no dia 20, tirar todas as suas dúvidas sobre "Os mitos e verdades sobre o aleitamento materno", durante palestra que acontecerá no auditório do Banco de Leite, a partir das 8h30. A nutricionista Silvania Rodrigues é quem fará a palestra.

A programação do dia 22 é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde e será restrita aos bioquímicos que integram a Rede Paraibana de BLH. Nesta data, eles participarão de um curso, em João Pessoa, na sede do BLH Anita Cabral. No dia 26, as gestantes do município de Malta terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre amamentação. A palestra, que será proferida pela equipe do BLH de Patos, acontecerá na sede da Câmara Municipal da cidade, a partir das 8h30.

No dia 27, a programação será lúdica e divertida, com uma manhã de beleza dedicada às mães doadoras externas e internas da Maternidade, com direito a coffee break e sorteio de brindes. A atividade acontecerá no auditório do BLH, a partir das 9h. Nos dias 28 e 29, haverá treinamento para as equipes dos bancos de leite da rede paraibana, em João Pessoa e o encerramento das atividades do Agosto Dourado em Patos acontecerá no dia 30, às 9h, no auditório do SAMU, com o recebimento da doação de potes de vidros para armazenamento de leite.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários